Lendo alguns blogs, e conversando com alguns amigos me veio à cabeça a seguinte pergunta¹: "existe consciência ambiental online?" ... Depois de me perguntar, peguei meu carro e fui ao Supermercado. Chegando lá, me deparei com diversas gõndolas recheadas de produtos em embalagens bacanas... comprei mais do que eu pecisava comprar, como de costume, e voltei pra casa. Como sou uma consumidora de e-commerce e recentemente comprei celular, livro, panelas... etc, me veio a pergunta²: "por que quando compramos online o produto vem com a embalagem igual a que está exposto no PDV?" OK! Concordo que embalagem é MUITO importante na decisão de compra, mais do que isso, é uma ferramenta de marketing. Ela serve para proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, etc. e fazer promoção do produto através de gráficos, dentre outras coisas, mas quando compramos online não temos as características do produto na tela? A foto que vemos do produto não é da embalagem e sim do produto em si comprado! Então me veio o ímpeto de "jogar no google" (e inclusive aproveito a oportunidade para indicar um blog bem legal - http://www.joganogoogle.com.br/ - blog do Bruno Figueredo/Uberlândia - MG) - alguma coisa do tipo "produtos ... e-commerce ... embalagem" e acabei achando uma iniciativa de designers pelo mundo afora que se chama ACORDO DOS DESIGNERS ( http://www.designersaccord.org/ ) e um dos pontos de acordo diz respeito as embalagens.
No e-commerce deveria existir apenas embalagens de transporte ou embalagens terciárias (guardadas as devidas excessões, claro!) com ênfase em logística eliminando assim as embalagens que servem como ferramenta de comunicação (chamadas de secundárias). Desse modo, uma ação online, ou seja, num mundo virtual teria consequências absurdamente importantes no mundo real, como grande economia de custos, de recursos naturais, lixo doméstico, tempo, na própria logística e inclusive no custo final do produto comprado. (visto que uma das coisas que mais encaressem os produtos no Brasil chama-se transporte)
Se isso fosse uma realidade, mais e mais pessoas começariam a compra online, pois as vantagens seriam extremamente maiores: você não precisa sair de casa, pegar trânsito, procurar estacionamento, escutar um vendedor que só fala no gerundio te explicar as características e a forma de pagamento (as vezes nem isso eles sabem), ir no caixa pagar, voltar pro carro, pegar trânsito, chegar em casa e finalmente abrir a embalagem do produto e usar. Ao invés disso tudo, simplesmente ligar o computador, conectar na rede, escolher o produto, a forma de pagamento e esperar algunas dias para que ele chegue até você! Muito mais economia para você e para o mundo!
De minha parte essa ídeia já está mais que aprovada!
Espalhe essa ídeia! Vamos criar o movimento "E-COMMERCE SEM EMBALAGEM", por que todos saem ganhando!
2 comentários:
Ana... concordo plenamente com o "e-commerce sem embalagem". Se as indústrias começarem a pensar em não utilizar embalagens, será um avanço que terá grandes reflexos na preservação do meio ambiente, na redução de lixo, no volume de transporte.... Será um ganho coletivo.
Parabéns por abordar este tema!!
Um abraço,
É isso mesmo. Podemos, ainda, levar em consideração a compra de software por meio de downloads, eliminando as caixas. Porém, não devemos nos esquecer que tudo isso ainda tem um preço alto: a energia elétrica, que todos nós sabemos que muita das fontes não são consideradas ecológicas, pois agridem muito o meio ambiente.
Quem sabe um dia poderemos vivenciar os benefícios da tecnologia alimentada também com energia solar, eólica etc.
Bacana o post!
Postar um comentário